segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Brasil pode vencer mesmo sem Neymar?



O Brasil inteiro entrou em choque com a contusão de Neymar. Em primeiro lugar devido ao lamento pelo jogador. Ainda é jovem e era apontado como um dos candidatos a craque da Copa. E além disso, a torcida brasileira também passou a temer pelo time. Poderá agora o Brasil render sem a presença de Neymar em campo? Eu penso que sim.

Em primeiro lugar, perdoem-me os mais empolgados, mas não acho que Neymar vinha fazendo tanta diferença técnica assim. Até agora, vi nosso principal jogador fazendo um bom primeiro tempo contra Croácia e um bom jogo contra Camarões. E parou por aí. No segundo tempo contra Croácia e no jogo contra o México, achei-o bem burocrático. Fez uma jogada ou outra, mas muito, muito longe do que se espera dele. Contra o Chile ele prendeu demais a bola e não soube sair da marcação adversária. E contra a Colômbia, vinha fazendo sua pior partida na Copa até ser covardemente agredido.

Aliás, permitam-me fazer um parênteses sobre a agressão sofrida. Houve quem dissesse que não houve maldade, mas sim um lance de jogo. Até o técnico Luiz Felipe disse isso. Não chega a me surpreender, pois lembro muito bem do início de carreira de Felipão no Grêmio mandando seus zagueiros baterem nos adversários. Contudo, sobre o lance de Neymar, ninguém entra com joelho nas costas do adversário sem maldade. Se a ideia do colombiano era derrubar o brasileiro, bastava um empurrão. Penso que deveria ser suspenso pelo tempo que Neymar ficar sem jogar.

Voltando à Seleção, poderíamos dizer que mesmo sem jogar bem, Neymar é uma preocupação a mais ao adversário. Isso é verdade, mas só se torna realmente vantajoso quando o time tira proveito disso. Mas o desempenho do ataque brasileiro é pífio. A classificação nas oitavas e quartas-de-final vieram de gols de zagueiros em bolas paradas. Se Neymar estivesse fazendo a diferença também de forma tática, era de se esperar que os outros jogadores de frente estivessem aparecendo mais, porém, não é o que acontece. O tão criticado Fred, mal recebe bolas para o arremate.

Quem tem feito a diferença para o Brasil é a sua zaga, que a cada jogo cresce de produção. Principalmente David Luiz, na minha opinião, disparado o melhor jogador do Brasil até agora. Acredito que pode continuar fazendo a diferença nos próximos jogos, ainda que isso signifique vitórias magras como tem acontecido.

Sobre o substituto de Neymar, exatamente pelo fato da defesa estar sendo nosso ponto forte, no lugar de Luiz Felipe eu a reforçaria. Como estamos sem Thiago Silva, seria complicado jogar com três zagueiros e ficar sem nenhuma opção no banco. Assim, penso que o melhor seria voltar com Luiz Gustavo deixando-o na cabeça de área e manter Paulinho e Fernandinho em campo. Dessa forma, ambos cobrem os laterais que teriam mais liberdade para avançar e ir ao fundo. Desta maneira, quem sabe os atacantes até recebem mais bolas em melhores condições, principalmente Fred.

Conservador como é, não creio que Felipão vá se mandar ao ataque numa semifinal contra a Alemanha. Creio que mesmo que não jogue com três volantes, deve manter uma preocupação defensiva. Assim, sigo confiante na vitória do Brasil!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog