segunda-feira, 7 de julho de 2014

E a final está quase chegando...



Chega a dar tristeza, mas é a realidade, a Copa está chegando ao fim. Confesso que não estava muito empolgado no início, mas com tantos jogos emocionantes, não teve como não se empolgar. Para quem leu minha primeira postagem sobre a Copa, eu disse que minhas favoritas eram Brasil, Alemanha e Argentina. E não é que as três estão entre as quatro melhores? Pelo menos uma estará na final. Holanda, que apontei como uma daquelas que poderia chegar, é a outra semifinalista.

Falando um pouco das quartas-de-final, passaram os que eu imaginava, portanto nada me surpreendeu. Quer dizer, apenas a dificuldade da Holanda em superar a Costa Rica. Aliás, palmas pela garra e bravura do time caribenho, em especial ao seu ótimo goleiro. Só que pelo bem do futebol, achei melhor a vitória holandesa, pois foi o time que buscou o gol o tempo todo, enquanto o adversário só se defendeu. Brasil e Colômbia foi um jogo dentro do esperado, onde o Brasil poderia até ter levado com mais facilidade se não fosse um dia infeliz (em vários sentidos) de Neymar. Alemanha e França fizeram um jogo equilibrado, mas com uma certa ansiedade no time Francês. E no último jogo, achei que a Bélgica se apavorou diante da Argentina, não soube sair da marcação e não fez o seu jogo. Mas e agora, quem será que fará a grande final?

São dois confrontos bem equilibrados. No primeiro deles, Argentina e Holanda voltam a se encontrar em uma fase decisiva. Em 1998, a Laranja levou a melhor nas quartas-de-final. Penso que essa Holanda de hoje não joga exatamente como a Holanda que me acostumei a ver e gostava de assistir. Não há tanto toque de bola no meio de campo ou trocas de posições. Essa Holanda de Van Gaal é muito mais empenhada no desarme e em saídas em velocidade, contando também com o talento de Robben, seu melhor jogador. Não é a Holanda que eu mais gosto, mas não chega a ser um time feio. Já a Argentina não me agradou. É um time que marca e marca muito, tanto na defesa como no meio de campo. Porém, não vejo muita organização para atacar, parecendo contar apenas com o talento individual dos jogadores de frente, principalmente Messi que, mesmo sem brilhar o tempo todo, tem sido decisivo nos momentos cruciais.

Vejo a Holanda superior não só na tática, mas também no treinador que, ao trocar o goleiro minutos antes da decisão por pênaltis contra Costa Rica, mostrou que é bom estrategista e conhece bem seu elenco. Elenco este que ganhou com a subida de produção de Sneijder nesta reta final. Por depender muito do talento individual dos atacantes, vejo a Argentina mais fragilizada com a perda de Di Maria. Assim sendo, meu palpite é Holanda na final.

O confronto mais esperado com certeza é Brasil contra Alemanha. Sinceramente não vejo vantagem para nenhum dos dois lados. Acho que o Brasil perde seu poder ofensivo sem Neymar, mas nem tanto quando muitos acreditam, mas explicarei meus motivos em outra postagem. Acredito que a zaga brasileira vem fazendo a diferença e, se o técnico Luiz Felipe resolver liberar os laterais, pode obter uma vantagem contra o time alemão. Contra a França, a Alemanha armou uma linha de quatro na defesa que pedia para tomar um gol, caso o time francês não insistisse no jogo pelo meio. Usando mais os laterais, talvez até Fred apareça mais no jogo.

Pelo lado alemão, insisto, assim como o Brasil, é um time que ainda não me empolgou. São eficientes na defesa e ataque, mas penso que muitas vezes lhes falta inspiração para uma jogada mais criativa, além do talento individual que poucas vezes aparece. Vai ser um bom jogo, travado e imprevisível. Mas, em minha opinião, vai dar Brasil.

Agora é esperar e torcer. Tomara que eu continue acertando os palpites, hehe, mas, novamente, que vença o melhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog