terça-feira, 8 de julho de 2014

AULA DE HOJE: PLANEJAMENTO


O jogo de hoje refletiu a realidade de duas nações, em uma rápida análise sobre a Alemanha e o Brasil podemos encontrar muitas semelhanças com o que aconteceu hoje no fatídico 08 de julho de 2014.
A Alemanha é o motor da União Europeia, poderíamos escrever um artigo inteiro sobre este assunto, e tudo o que eles são na economia e na educação reflete-se em seu futebol desde 2008.  Após terminar em terceiro lugar na  Copa que sediou  em 2006, os  alemães  dois anos após delegaram ao então assistente técnico Joachim Low o comando da seleção. Junto a isso deu-se início  a um audacioso projeto em todo país  visando mudar o quadro da seleção alemã  gerando novos talentos par a o país. Ao longo deste processo, a seleção alemã não conquistou nenhum título, bateu na trave tanto na Copa do Mundo de 2010 como também na Eurocopa, porém os clubes alemães passaram a conquistar a Europa e os estádios lotaram.
O que vimos hoje foi o fruto de um trabalho de 6 anos,  lógico que o placar não reflete claramente  a diferença técnica entre as duas seleções, mas nos leva a refletir nossas escolhas.
Neste mesmo período perdemos uma geração inteira, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Robinho que poderiam ser o pilar da experiência desta seleção foram perdidos ao longo dos anos, em 2007 quando fomos escolhidos para sediar a Copa, o nosso único objetivo era ganhar a Copa  de 2010 com o exercito de Dunga, nenhum projeto visando a Copa de 2014 foi elaborado, deixamos a vida nos levar e chegamos aonde estamos hoje.
Mas podemos aprender com os alemães, não podemos pegar estes jogadores e comissão técnica e acreditar que nenhum deles ou a maioria não sirva mais para a seleção brasileira, como também não dá mais para esconder nossas  vergonhas. Ninguém deve assumir a seleção brasileira pelo currículo que possui, Felipão fez um trabalho horrível no Palmeiras e como prêmio voltou à seleção, por outro lado demiti-lo talvez não seja a melhor ideia, se não trouxerem um técnico capaz de mudar a concepção de jogo da seleção o melhor é dar sequência ao trabalho.
Com relação aos jogadores, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Oscar e Neymar são jogadores excelentes e devem permanecer  na equipe para 2018, porém se não investirmos na base dos clubes brasileiros, mudarmos a concepção de formação  dos novos jogadores ,o nosso futuro será tão sombrio quanto o nosso presente.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog