domingo, 29 de junho de 2014

Valeu, Chile! Abre o olho, Brasil!!!



No dia 18 de junho de 2014 foi feriado de meio expediente no Rio de Janeiro. Em meio ao caos urbano em que se tornou a cidade, com muita dificuldade consegui pegar um metrô lotado. E junto com muita gente que saía do trabalho, havia um enorme grupo de chilenos que se dirigia ao Maracanã para acompanhar o jogo Chile x Espanha. Fiquei impressionado com a animação dos torcedores que cantavam músicas exaltando sua Seleção e alguns momentos até cantavam músicas brasileiras adaptadas para o Chile. 

Já vi torcidas de clubes brasileiros fazer a mesma festa, mas ainda não vi a torcida brasileira fazer o mesmo pela Seleção. Creio ser um problema de (falta de) identificação com a Pátria, algo que leva um capitão a gritar o nome da esposa em vez de gritar o nome do País ao erguer a Taça Mundial, mas deixemos essa discussão para outro momento. A questão é que naquele momento o Chile ganhou minha simpatia. Foi emocionante também ver sua torcida também fazendo a capela no Maracanã. Não teve como não torcer por eles contra a Espanha. É evidente que houve os vândalos que invadiram o estádio, mas não os considero representantes da torcida, mas sim a exceção.

Exatamente por isso, fiquei chateado quando vi que o Brasil enfrentaria o Chile. Em nenhum momento duvidei da classificação brasileira, embora não achasse que seria tão sofrida. Mas eu gostaria que a seleção chilena tivesse ido mais longe, tinham uma boa equipe e uma torcida vibrante. Só que deram o azar de, mais uma vez, enfrentar o Brasil nas oitavas. Óbvio que torci pelo Brasil, mas com certo lamento pelos chilenos.

Sobre o jogo, como já disse, não esperava que fosse tão sofrido, embora também não achasse que seria fácil. O Chile esteve irreconhecível no primeiro tempo. Assustado, com espaços na defesa e sendo colocado na roda pelo Brasil que, soberbo, insistia em não pressionar e não matar o jogo de vez. Até que o (até hoje) inexplicável titular Hulk resolveu dar um gol ao time chileno, numa bola que achei até ser defensável. A partir daí o nervosismo tomou conta do Brasil que, mesmo ainda dominando a partida, não conseguia articular as jogadas finais.

Já na segunda etapa, Jorge Sampaoli deu um verdadeiro nó tático em Felipão. Aliás, não é a primeira vez que vemos um técnico latino fazer isso com os preguiçosos treinadores brasileiros. Sampaoli adiantou sua linha defensiva, acertou a marcação em Neymar e aí o Brasil não jogou mais. E o pior, Felipão mostrou não ter a menor variação tática para fugir da marcação. Algo preocupante, mas não surpreendente, de certa forma.  Na prorrogação, o Chile claramente pôs a gravata vermelha, talvez pelo forte calor de BH. Aliás, quem inventou esses horários? Se fosse no campeonato brasileiro o pessoal do Bom Senso já estaria com a boca no trombone. O fato é que o Chile não quis mais jogo, se acovardou, catimbou e o Brasil não conseguiu superar. O Chile ainda teve uma última bola na trave ao final do jogo, mas pela postura que teve na prorrogação o mais justo foi mesmo a disputa de pênaltis, onde brilhou a estrela de Júlio César que sempre foi especialista neste item.

É claro que a torcida brasileira tem que comemorar e muito, mas a comissão técnica e os jogadores precisam trabalhar. O Brasil ainda não fez uma partida convincente na Copa. Oscar me enganou no primeiro jogo, mas depois tornou-se uma irritante figura omissa e displicente, tanto na criação como no apoio. Neymar é o craque do time, sem dúvida, mas é impressionante como custa a tocar a bola. Hulk para mim é inexplicável como pode ter sido convocado, pois o que lhe sobra em força física falta em técnica e inteligência. Fred continua mal e ainda recebe poucas bolas, mas tem a seu favor o fato de seu reserva, Jô, ser muito pior. As laterais também estão muito aquém do que se esperava, no apoio e na marcação. Assim, penso que o Brasil pode levar a Copa, mas no momento seria mais na base do embalo, da empolgação e da galera do que do futebol jogado. Precisa melhorar muito!

Já o Chile, podemos dizer que caiu de pé. Seus torcedores não devem estar felizes, mas provavelmente se sentindo honrados. Assim, parabéns pela aplicação e pela vibrante torcida, Chile! Boa sorte em 2018!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog