quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vai ter Copa! E quem a leva?



E finalmente chegou o grande dia! 12 de junho de 2014, abertura da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Sabemos que a competição não começa com a empolgação que se esperava anos atrás. Problemas como obras atrasadas e inacabadas, manifestações contra os gastos e greves fazem com que o evento aconteça sob um olhar desconfiado. Mas, à parte de todos os problemas, vai ter Copa! E alguém há de levar a Taça FIFA para a casa.

Não podemos fazer vista grossa a todos os problemas do País e a forma como os gastos da Copa foram (mal) conduzidos. Mas por alguns momentos, vamos nos ater somente à competição.

Com a tradição que possui e jogando em casa, o Brasil é o grande favorito, não se pode negar isso. Penso que a equipe de Scolari, tecnicamente, não passa 100% de confiança, principalmente no setor ofensivo. Hulk nunca conquistou totalmente os torcedores. Fred também é não muito bem visto por vários cronistas esportivos de São Paulo e do Sul e muito se comenta que sua convocação só ocorreu pela escassez de opções no setor. E às vésperas da competição, o preguiçoso Oscar ainda corre risco de perder sua titularidade. Contudo, defensivamente a Seleção parece acertada. Os zagueiros demonstram entrosamento e o meio de campo dá boa proteção.

Entretanto não há como negar que o maior reforço do Brasil é o fato de jogar em casa e isso foi provado na Copa das Confederações. Com a torcida fazendo barulho em estádios completamente lotados é bem possível que algumas equipes sintam a pressão, como parece ter acontecido com a Espanha ano passado. Isso sem falar nas temperaturas do país. Alguns europeus podem não estar acostumados a tanto calor. Antes que se fale em armação, lembro que em 110 jogos no Maracanã, o Brasil só perdeu 7.

Seguindo o Brasil na lista de favoritos, aponto a Argentina. Nosso tradicional rival não apenas tem uma boa equipe e um ótimo ataque comandado por Lionel Messi, como também pode ser a que melhor saiba se comportar jogando aqui. A Argentina já enfrentou o Brasil várias vezes em grandes palcos brasileiros e conseguiu vitórias, até mesmo no Maracanã.

Outra equipe que chega forte é a sempre combativa Alemanha. Se por um lado não um jogador de grande destaque, por outro lado é difícil apontar qual é o jogador fraco dessa seleção. É um time muito equilibrado, bem entrosado e maduro. Tem todas as chances de chegar à final.

Os favoritos para mim são esses três. Podem estranhar a falta da atual campeã, a Espanha. Bem, é evidente que ela pode chegar, afinal  não se pode negar o bom nível dos jogadores espanhóis e seu entrosamento. A equipe é bem parecida com a da última Copa e isso lhe dá boa experiência. Contudo, penso que o estilo "tic tac" de jogar (que, particularmente, não me agrada) já começou a ser melhor marcado pelos rivais. Além disso, não sei se os espanhóis já estão maduros o bastante para suportar a pressão de jogar uma Copa no Brasil. Deixaram uma imagem de assustados na última Copa das Confederações e mesmo quando foram campeões do mundo, foram a campeã que menos fez gols na história das Copas. Tem bom time? Com certeza. Pode ser campeã? Claro que pode. Contudo, não está entre meus favoritos.

Seguindo essa lista das que tem boas chances de chegar coloco a Inglaterra, Holanda e Itália. A primeira porque também tem boa equipe e demonstrou maturidade no empate contra o Brasil jogando no Maracanã em 2013. A Holanda eu coloco mais como aposta pessoal mesmo. Gosto do futebol ofensivo dos holandeses (acho inclusive injustiça do futebol ela nunca ter conquistado uma Copa) e a seleção já conquistou o público carioca pela simpatia. Se não enfrentar o Brasil, deve ter a torcida a favor. Já a Itália eu aponto pela tradição. Muitos podem dizer que o time vem de maus resultados e que não apresenta futebol convincente. Ora, e quando foi que a Itália chegou a uma Copa como grande favorita? Ou atropelando rivais? A Azurra é assim mesmo, chega sem ninguém apostar nela e aí em dois em ou três contra-ataques elimina favoritos. Há que se respeitar a camisa italiana.

E agora é esperar a competição acontecer. Futebol é legal porque é sempre imprevisível. Em 2002 tivemos favoritos caindo na primeira fase e nada impede que isso se repita dessa vez. Então agora o negócio é quem gosta de futebol apreciar e vibrar com a Copa. Façam suas apostas e que vença o melhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog